domingo, 30 de março de 2008

O silêncio mensagem

Precisamos educar mais os nossos silêncios...

Ao se assistir a óperas, balés ou concertos acaba-se por educar os olhos e ouvidos, se o for com insistência. Mas, apenas isso, não basta. Hoje assisti a um espetáculo belíssimo do Russian State Ballet. O programa apresentava trechos de diversas obras, como O Lago dos Cisnes, O Quebra-Nozes, A Amapola da Califórnia, entre outros, divinamente interpretados.

Mas, por várias vezes uma apresentação era interrompida por aplausos... no meio da interpretação...


No livro "O Sistema dos Objetos", Jean Baudrillard já dizia:

"(...) De fato, o espaço também se conota como vazio: em vez de nascer da inter-relação viva das formas (o espaço "ritimado") vê-se as formas dependerem umas das outras através do vazio, ou signo formalizado do espaço. Em um cômodo onde há espaço, há um quê de Natureza: "isto respira". Daí a tentação do vazio: paredes nuas significarão cultura e desafogo. Este bibelô será valorizado criando o vazio à volta dele. A "ambiência" é assim muitas vezes somente disposição formal, onde um vazio calculado "personaliza" alguns objetos. Inversamente, na série, a penúria de espaço destrói a ambiência por privar os objetos desta respiração luxuosa. Talvez seja preciso ler nessa situação do vazio o reflexo de uma moral, a da distinção e da distância. Há pois aí também a inversão da conotação tradicional, a das substâncias plenas em que o valor se inscrevia na acumulação e na ostentação ingênua."

Ainda por Jean, "observamos que o sistema inteiro repousa sobre o conceito de funcionalidade. Cores, formas, materiais, arranjo, espaço, tudo é funcional." E assim, esperamos que tudo o seja.

Mas... pausa.

Vá além disso e você poderá encontrar... um pouco de... uma pausa que preenche.

Apenas um sentir não se sabe o quê, que jamais passa despercebido.

Muitas vezes, contemple. E observe o muito que pode ir além da funcionalidade das coisas.

2 comentários:

Raquel disse...

Tá vendo só? Eu tinha certeza de que, qdo vc começasse, não ia mais querer parar. Filosófica vc, hein? Eu adorei, mas vê se pára de ler um pouco, amiga... rsrsrs... esse papo tá ficando muito profundo pra mim, tá indo contra os meus pricípios mais recentes de tentar "estupidecer"...rsrs
P.S.: Fiquei morrendo de inveja do fds cultural ;o(
bjs,

Anônimo disse...

A arte da contemplação.
Silencio. Acredito ser o primeiro passo para a contemplação. Nele estou me encontrando. Silencio me traz o Eu que deixei nos julgamentos dos outros.
E é no silencio que a contemplação me parece mais perto, mais real.