segunda-feira, 5 de maio de 2008


Aos domingos abro a Revista O Globo direto na página da Martha Medeiros. Ela tem sempre algo a dizer que eu queira, ou precise, ler! Mas, como é lógico que os dias dela não são iguais aos meus, e como nem sempre, também, vemos os mesmos filmes, algumas vezes tenho apenas o prazer de ler um bom texto. Aliás, um "apenas" que vale o domingo, com certeza. O que eu não esperava era me emocionar, e me identificar tanto, com a Entrevista da edição deste Domingo, 04/05/08. Já havia lido ou escutado o nome: Adriana Falcão. Mas, sobre tudo o que leio, ainda não havia chegado a ela. Nunca vi "Comédia da Vida Privada" por pura falta de tempo. Sobre o filme "A Máquina", fiquei curiosa, mas ainda não esbarrei com ele na locadora. Entretanto, quando li sua entrevista na Revista, estatelei: "(...) porque acho que tem uma coisa que anda junto com o talento, que é a paixão." Afinal, quem pode imaginar qualquer uma de suas referências literárias sem esse ópio?! Poderia desfiar o meu rosário e todas as minhas melhores e mais loucas referências para compartilhar o seu comentário. Mas, seria melhor num café, não aqui. E, então, eu descubro, assim, de uma forma tão objetiva, que o que te sobra é: Amor. Amor que dói e te faz insuportável (adaptação minha). Pronto. Está decidido. Já adorei todos os seus textos que não li.

"Nunca estamos tão mal protegidos contra o sofrimento como quando amamos." – Freud.

"Nos registros dos sentimentos humanos, a dor (...) é o derradeiro afeto, a última crispação do eu desesperado, que se retrai para não naufragar no nada (...) é como que um estremecimento final que comprova a vida e o nosso poder de nos recuperarmos." Coincidentemente o tema do livro que estou lendo: O Livro da Dor e do Amor – J.D.Nasio.

Afinal, alguém duvida de que assim é a alma do artista?! E o que não falar, então, dos poetas?! Até hoje só tinha um texto que eu me atrevia a dizer que gostaria de ter escrito, que é o "Loucos e Santos" de Oscar Wilde, descrevendo seus amigos. Agora, então, eu acrescento a última resposta da Adriana à Entrevista. Perfeita.

Só voltando à Revista e lendo de novo!

3 comentários:

Unknown disse...

Fiquei curioso para ler o texto da Marta Medeiros.
O que será que tem de tão "special"??
Manda para eu ler, please.

Unknown disse...

Blanche,
Vc está muito preguiçosa

Vamos escrever, gente... rs

Unknown disse...

Bem, agora que li a entrevista.... Primeiro tenho que pedir perdão. Onde eu estava com a cabeça quando falei da Marta Medeiros?? A entrevista é com Adriana Falcão. &**&¨&¨%&)(*(**).
Bem, quanto a entrevista... Fiquei de boca aberta com a mulher...
Blanche, ela tem muito de ti (e sei que te conheço muito pouco), mas em muitos momentos da entrevista, parecia a sua resposta.
Fantástico!